segunda-feira, 13 de abril de 2015

5 comentários cretinos que todo desenhista já ouviu



Olá, pessoas! Tudo bem?

Estive pensando numas coisas da vida mesmo e, em relação ao desenho, lembrei principalmente da época da escola. Fato é: todo desenhista, profissional ou não, já foi confundido com um alien em algum momento da vida pelas pessoas que se dizem "normais".
Os motivos são confusos e a lógica não faz o menor sentido mesmo, mas se por um lado é trash, por outro dá pra tirar um sarro e se divertir muito.
Com vocês, 5 comentários cretinos que todo desenhista já ouviu:


5. "Só dá pra desenhar se tiver o dom!" 

Essa é a mais light de todas, mas as vezes de tanto escutar tem hora que irrita pra caramba! Eu tinha uma concepção simples de que esse negócio de dom era bobagem e que qualquer um pode aprender a desenhar.
Embora seja verdade, o Ivan Querino, grande artista organizador da Semana da Caricatura e autor do blog Eu Desenho me fez mudar de ideia e explica melhor do que ninguém essa ideia de dom.

De acordo com ele, o dom realmente existe, mas é a dedicação que vai fazer o desenhista chegar lá.
Ele cita o exemplo de dois alunos que ele teve, um menino e uma menina. O Ivan sempre pedia 10 exercícios. O menino, por saber que tinha o dom, fazia 5 e ficava bom pra caramba. Mas a menina, por saber que não tinha o dom do menino, ralava e fazia 20 do mesmo exercício, de modo que o 20º dela ficava infinitamente superior ao 5º do menino.
Hoje ela trabalha em um estúdio de animação. Ele, numa oficina mecânica.

Então na próxima vez que for falar isso, lembre-se, o dom até existe, mas é o esforço e a dedicação que vai fazer a diferença. #EldãoMotivacional

4. "Nossa... e eu não sei nem desenhar bonequinho palito. rsrsrs"

 Sendo o equivalente da piada do tio do pavê para os desenhistas, dá uma sensação ruim a pessoa se desmerecer ao ponto de falar que não consegue fazer a coisa mais simples do universo depois de  ter sono.
Galera, não precisa se rebaixar pra falar que um desenho ficou legal. É só... falar que ficou legal. Já tá bom, você faz o dia do desenhista feliz e pode jogar fora a coleção de livros de autoajuda que possui por se sentir um cara maneiro.
 #EldãoMotivacional2

3. "E desenhar pessoa, você sabe?"

Particularmente falando, sofri muito com essa e até perdi uma moral com as gata por não ter a habilidade de fazer um desenho realista ou uma caricatura de alguma pessoa na época.

Embora hoje eu esteja aprendendo as caricaturas, por algum motivo as pessoas não se impressionam muito com criações de personagens originais ou estilo cartoon. E isso chega num nível surreal de "ah, não ficou parecido, valeu a tentativa e faça melhor na próxima, seu merda". Juro, já aconteceu comigo na época da escola.

Desenho estilo mangá desde meus 10 anos, já criei muitos personagens, sempre tive dificuldade em copiar embora esteja melhorando e pô: dá uma moralzinha, vai... desenhos realistas são demais, mas #SomosTodosDesenhos.

2. "Ah, mas desenhando no computador até eu!" 

Hoje em dia a difusão da arte digital é mesmo impressionante. Sempre fui adepto do velho lápis, papel, borracha e caneta, mas de uns tempos pra cá, como vocês acompanham, venho experimentado e muito a ilustração digital, a qual é maravilhosa.

É inegável que sua praticidade é maior, já que diferente do papel, onde qualquer erro pode fazer você perder o desenho, no computador existe o herói da galera, o Ctrl+Z, salvador de vidas, um verdadeiro Super Homem para a nação.
No entanto, o trabalho, esforço e conhecimentos ainda são sim necessários para se fazer um bom desenho digital.

Então o caboclo vai lá, rala, trabalha por horas contornando o desenho, escolhendo as cores, sombreando, jogando luz pra ficar bunitinho e chega um zé só pra dizer que no computador "não conta".
Ô filhão, mas é claro. Tem a função "aparecer desenho bonito pra caramba agora" que sempre funcionou comigo. É só clicar no botão e pronto. PUFF!!!

O mais engraçado é que geralmente quem fala que desenhar no computador não conta é o mesmo cara que fala que não consegue nem desenhar palitinho... Como explicar?

1. "Ô, desenha uma mulher pelada bem gostosa aí!" 

Existe mulher bonita. Existe DVD pornô. Existe canal de sacanagem. Existe revista de mulher pelada. E, principalmente, existe a internet, a qual 110% das buscas que se faz podem resultar em pelo menos 500 mil páginas de safadeza em menos de 1 segundo.
Então porquê raios a necessidade de um desenho de mulher pelada feito por mim iria satisfazer o ego do guri???!!!!

Na época de escola principalmente, eu recusava quando me pediam (tempos que eu era santo, sabe?) e isso sempre resultava num "Aoo pô, vacilo, deixa ucê! Não, dexa! Só queria um desenho de mina pelada pra homenagear! :/"


E aí? Você desenhista se identificou com alguma coisa da lista? E você que não é desenhista, já viu ou falou de alguma coisa? Lembra de mais algum caso?

Então comenta aí, marmanjos e gurias!

Abraço e até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário